quinta-feira, 28 de abril de 2011

Diadema promove congresso de história



Será no próximo maio o XI Congresso de História do Grande ABC, dessa vez na cidade de Diadema. A abertura, no dia 25, será marcada pelo lançamento de dois livros - "Catadores de Lixo: narrativas de vida, políticas públicas e meio ambiente", do professor José Amilton Ribeiro, e "Biografia das Ruas: em cada esquina uma história", de Walter Adão Carreiro.





O encontro prossegue até a sexta, 27, com a discussão de temas como a cidade, sua paisagem e patrimônio; narrativas visuais do ABC; juventude, cultura e identidade e culturas populares. Mais instigante, porém, deverão ser os trabalhos a serem apresentados pelos grupos de pesquisa da região, que mostram suas produções das 15h30 às 17h30 do dia 26 e das 10h30 às 12h30 no dia seguinte.





Os congressos de história da região são oportunidades muito interessantes de debater as particularidades das sete cidades que formam o Grande ABC e avançar na discussão sobre suas perspectivas. No anterior, em São Caetano, o professor José de Souza Martins conduziu os participantes por visitas inusitadas, como os primeiros córregos canalizados em São Caetano do Sul e a primeira igreja da cidade, no Bairro Fundação. O professor da USP, que foi operário na Cerâmica São Caetano, também apresentou fotos e textos sobre o tema. A Cerâmica São Caetano agora dará espaço a um grande condomínio da empresa Sobloco, com casas, aptos, shopping e até uma unidade do hospital São Luiz.





Ainda sobre o tema, é do professor Martins o curioso livro ´A aparição do demônio na fábrica´, em que aborda questões como origens sociais, inconsciente coletivo e até mesmo uma sociologia dos cheiros, se é que assim se pode chamar, num retrato muito curioso sobre o cotidiano do operário brasileiro em mais de meio século.





Nenhum comentário: