domingo, 29 de maio de 2011

ABC nos TCCs


XI Congresso de História termina em Diadema após debates e apresentação de pesquisas, e revela o interesse de universitários pelo estudo da região


O XI Congresso de História do ABC foi encerrado na última sexta, após três dias de debates, lançamento de livros e apresentação de pesquisas. Entre as muitas novidades – e engana-se quem pensa que o passado não traz o novo -, a boa notícia de que mais de 50% dos universitários da região escolhem temas locais para realização de seus trabalhos de conclusão de curso (TCCs). A diversidade das temáticas escolhidas pelos estudantes pode ser conferida no site da Uniabc, no endereço http://historiauniabc.blogspot.com/p/lista-dos-trabalhos-de-conclusao-de.html, que registra TCCs no período de 2002 a 2006.

O crescimento desse interesse pela história regional vem se somar à criação do Museu do Trabalhador e do Museu da Televisão Brasileira, ambos previstos para se instalar em São Bernardo – o último ainda neste ano. Porém, não basta o desenvolvimento dos temas ou construções destinadas a abrigar a história. É necessário, principalmente, encontrar apoio à pesquisa e difundir essas ações – por exemplo, com a publicação destes trabalhos e oferecimento em livrarias e bibliotecas da região. Os congressos, memorialistas, historiadores, fazem sua parte, mas esse conhecimento não pode ficar restrito a seu próprio círculo.

Nenhum comentário: