domingo, 15 de maio de 2011

Curso de imigração italiana


O professor Virgínio Mantesso ministra a partir de 28 de maio o 14º Curso “Imigração Italiana: Dados Históricos e Pesquisa Genealógica”. São quatro sábados de aula que reúnem abordagem sobre a história da Itália, causas da grande emigração e migração, significados dos sobrenomes, genealogia, pesquisa, fontes e elaboração de árvore genealógica.
O curso tem público garantido e vagas limitadas. É uma experiência gratificante também para os que buscam conhecer mais da história ítalo-brasileira e para trocar informações com outros oriundi. Sua condução não se limita ao repasse de conhecimento ou dados estatísticos, mas sim ao resgate de sentimentos e impressões dos italianos que aqui vieram tentar uma nova vida e daqueles que hoje querem reatar esse elo.
Para os que buscam unicamente a cidadania italiana e não o estudo de suas origens, o professor já avisa: “O curso é focado na história da imigração italiana e na pesquisa genealógica individual. A cidadania italiana é brevemente mencionada. Naturalmente as informações fornecidas e as técnicas ensinadas vão facilitar a obtenção de documentos que podem ser usados para o processo de reconhecimento da cidadania italiana, mas o objetivo não é o de ensinar “como tirar o passaporte italiano".
As aulas serão ministradas no bairro de Santo Amaro, em local próximo à estátua de Borba Gato – o endereço e demais indicações de acesso serão informados após inscrição. O valor é de R$ 120, sendo metade paga na inscrição e metade com cheque pré-datado para o dia 13 de junho. Para inscrição ou esclarecimentos envie email para curso@imigracaoitaliana.com.br ou virginio@uol.com.br. Fone (11) 9185-1943.

Nenhum comentário: