sábado, 7 de maio de 2011

O século 20 em cartazes na net














Cartaz da peça brasileira Calabar e cartaz anticapitalismo, dois

dos milhares incluídos no trabalho




  • Portal organizado por professor brasileiro reúne milhares de exemplares, numa viagem ao panorama político do século passado


  • Leia no link "Eu Conto" a crônica "A Casa dos Cartazes"


O professor Heitor Capuzzo, por vários anos crítico de Cinema no Grande ABC, está à frente de um projeto que reúne milhares de cartazes e traçam um panorama da política no século 20. Por enquanto, o portal Poster Gallery: Utopian Constructions (http://webposters.adm.ntu.edu.sg/) apresenta mais de 3100 exemplares, disponíveis em altíssima definição e acessíveis por mecanismos de busca variados.
Iniciativa da Nanyang Technological University (NTU), instituição federal em Cingapura, o projeto traz, além de Capuzzo, outros professores da Escola de Belas-Artes (EBA) da UFMGe Manuel Reis, da USP. A in tenção é que atividades em torno do portal sejam inseridas em projetos de pesquisa e extensão na UFMG.
A maioria dos cartazes é de propaganda política, com predominância de pôsteres produzidos na antiga União Soviética, no Leste europeu e na China.. “O portal é parte de pesquisa sobre como a mídia representou, ao longo do século 20, propostas de criação de novas sociedades”, explica Heitor Capuzzo, licenciado da UFMG e em Cingapura desde 2009.
O material recebeu tratamento gráfico que envolveu uso de escâneres de altíssima resolução, e os cartazes podem ser impressos com qualidade equivalente (ou quase) à original. Por enquanto com textos apenas em inglês, o portal poderá, em breve, reunir quatro mil cartazes.
Também professor da School of Art, Design and Media da NTU, Heitor Capuzzo lembra que o projeto está em fase de testes e de incorporar o retorno de usuários para guiar seu aperfeiçoamento. Uma das possibilidades futuras é que, além da pesquisa, o internauta cadastrado possa participar do site inserindo ali suas próprias criações.

Nenhum comentário: