domingo, 10 de julho de 2011

Vida e morte de Maria Bonita

Maria Bonita: oito anos no cangaço ao lado de Lampião renderam fascinantes histórias, inclusive sobre os filhos do casal



A rainha do cangaço


No próximo dia 28 faz 73 anos que morreu Maria Bonita, a cangaceira mais famosa do Brasil, mulher de Lampião. Nascida no sítio Malhada da Caiçara, do município de Paulo Afonso, na época município de Glória, na Bahia, Maria Gomes de Oliveira já havia sido casada e morava na fazenda dos pais quando começou a namorar Lampião, com quem viveu durante oito anos. Eles tiveram filhos - uma delas seria Expedita Ferreira Nunes, deixada para um casal de amigos vaqueiros criar. E possivelmente mais um menino, embora também se cogite a possibilidade de gêmeos: a história é muito curiosa e cercada de mistérios, como descreve o pesquisador João de Sousa Lima:

"Das quatro gestações da Cangaceira, sabíamos apenas sobre Expedita Ferreira da Silva, ainda viva e residindo em Aracaju. Quando comecei a escrever o livro: "A Trajetória Guerreira de Maria Bonita, A Rainha do Cangaço", sempre que perguntava aos meus entrevistados detalhes sobre os gêmeos Arlindo e Ananias, irmãos de Maria Bonita, ou obtinha o silêncio por resposta ou escutava um curto e desafiador resmungar: Ananias não é irmão de Maria Bonita não! Tive que me desdobrar para conseguir alguém que me explicasse mais abertamente essa afirmativa. Durante dias busquei os informes dos familiares e amigos que conviveram com Maria Bonita nos conturbados dias do cangaço. Um dos primos de Maria, um senhor chamado Manuel Maria dos Santos, apelidado por "Seu Nequinho", um ex-barqueiro acostumado atravessar, junto com o pai, os cangaceiros que cruzavam o milenar Rio São Francisco, foi o primeiro a confidenciar: Ananias é filho de Lampião e Maria Bonita! Aqui todo mundo sempre soube desse segredo, agora que na época de Lampião quem era doido de andar com uma conversa dessa! Seu Nequinho ainda indicou mais algumas fontes que poderiam atestar o que ele estava dizendo e fui buscar a comprovação. Dentre as pessoas que fizeram seus relatos (e os tenho todos filmados para futuras comprovações) pode-se encontrar Servina Oliveira de Sá (prima de Maria Bonita), Eribaldo Ferreira Oliveira (sobrinho de Maria Bonita), os irmãos Osvaldo, Olindina e Maria Martins de Sá (primos de Maria Bonita), Firmino Martins de Sá (foi casado com a prima e melhor amiga de Maria Bonita: Maria Rodrigues de Sá), estes são alguns dos que confirmaram a história que se segue: Dona Maria Joaquina Conceição Oliveira, "Dona Déa", mãe da Rainha do Cangaço, estava grávida e por coincidência Maria Bonita havia engravidado quase que na mesma época. Por questão de aproximadamente dois dias, as duas mulheres viram nascer seus rebentos. Mãe e filha gerando vidas e fazendo crescer sua descendência. Pelas dificuldades impostas pela luta travada nas caatingas, onde cangaceiro vivia permanentemente em fuga, lutando contra as perseguições da polícia, filho era um entrave (…) Maria Bonita dera a luz, Lampião arquitetou deixar o filho com a sogra, para que ela criasse as crianças como se fossem gêmeas e assim aconteceu. O filho de Dona Déa ganhou o nome de Arlindo Gomes de Oliveira e o filho de Lampião e Maria Bonita foi batizado como Ananias Gomes Oliveira (…)".

Maria Bonita foi degolada em Sergipe, num ataque em que foram mortos também seu companheiro e outros cangaceiros. E, para lembrar dessas fascinantes histórias do cangaço, nada como ouvir a bela canção entoada por Gilberto Gil e Roberta Sá, Minha Princesa - em Canções, Vídeos e Mais.