domingo, 7 de agosto de 2011

No estádio do Centenário, um especialista em futebol brasileiro


Gerardo, o guia faz-tudo, é a verdadeira enciclopédia do futebol brazuca em terras uruguaias

O estádio Centenário, localizado em Montevidéu, tem um museu do futebol instalado em dois pavimentos, em que estão principalmente recortes de jornais e grandes fotos dos momentos mais importantes disputados pela seleção uruguaia - entre elas, claro, em tamanho gigante, a vitória sobre o Brasil em 1950 no Maracanã. Como muitos outros locais e serviços no País não tem nada de sofisticado ou moderno, mas cumpre muito bem seu papel informativo. Mais: cumpre mais. Porque, embora não possa ser comparado a museus do futebol pelo mundo - como do Boca, na Argentina; Santiago Bernabéu, na Espanha, ou mesmo o museu do Pacaembu, em SP - possui uma atração inesperada. É Gerardo, o guia, que, há três anos na função, sabe absolutamente tudo sobre futebol.... no Brasil!
Ele conta que, de tanto receber visitantes brasileiros aprendeu um pouco da geografia do País a partir dos times existentes nas cidades e campeonatos disputados. Sabe, por exemplo, que na 'república de Ribeirão Preto' (sim, em referência a Antonio Palocci...) os times principais são Comercial e Botafogo de Ribeirão Preto; que em Natal o clássico é ABC x América; conhece a rivalidade dos campineiros Guarani e Ponte e Preta e que o América mineiro leva o nome de coelho. O que não vem dos informantes que visitam o museu Gerardo aprende acompanhando o Globo Esporte, quando assiste até mesmo as disputas da série B.
Atencioso, ele leva os visitantes até o campo, ajuda a operar a máquina de café e ainda trabalha na lojinha do museu, cujo acervo reúne também informações sobre o projeto original do estádio, sua inauguração, móveis da antiga Associação Uruguaia de Futebol e tela do artista uruguaio Carlos Villaró. Verdadeira enciclopédia do futebol brazuca nos pampas, Gerardo não se faz de rogado quando questionado sobre o nome da real enciclopédia nacional:
'Nilton Santos', responde, sorrindo.